O nome Maragogi faz homenagem a um rio de mesmo nome que cortava a cidade séculos atrás. A história desse paraíso alagoano é tão rica quanto a beleza natural das águas e das piscinas no meio do alto mar.
O município já foi palco de grandes batalhas antes de ser finalmente parte do que viria a se chamar território brasileiro. Conta-se que os habitantes locais defenderam a então vila da invasão holandesa que tomava Pernambuco e que queria se expandir por outras regiões.
No século 19, a praia de Barra Grande, em Maragogi, também foi palco de uma guerra separatista que se rebelou a favor do imperador Dom Pedro I, que tinha abdicado do trono para retornar a Portugal.
Para voltar no tempo, visitantes podem ver as ruínas da Igreja de São Bento, que fica em distrito homônimo de Maragogi. A obra foi construída no século 18 e está sendo reformada por causa da ação dos anos sobre a estrutura.
Casarão colonial na zona rural de Maragogi (ainda no distrito de São Bento), o Engenho Genipapo também está incluso no roteiro de patrimônios históricos da cidade litorânea. A construção rememora o período áureo do ciclo da cana de açúcar no estado, símbolo da monocultura do Brasil colonial.