Significado do nome Maragogi

maragogi-origem-nome

Você já ouviu tanto falar de um nome, mas não entendeu o seu significado? Pois é, algumas palavras que usamos são faladas com tanta frequência que às vezes têm seu significado esquecido pela maioria das pessoas, se tornando algo estranho. Maragogi, por exemplo. Você deve conhecê-la como uma praia muito famosa do nordeste. No entanto, já parou para pensar em qual será o significado desse nome aparentemente tão estranho? E como será que aconteceu a história que a levou até se chamar assim?

maragogi-origem-nome

Se você já tinha essa dúvida antes ou só ficou curioso depois de tantas perguntas diferentes, esse post foi feito para você! O Transfer Recife Maragogi preparou uma breve explicação da origem e significado do nome Maragogi, para você nunca mais ficar em dúvida. Confira:

O começo de tudo

Antigamente, na região que atualmente está Maragogi, existia um pequeno povoado, formado por alguns pescadores bem simples. A quantidade de pessoas que existia no local foi aos poucos crescendo, até que o local se transformou em uma vila e ganhou seu primeiro nome: Isabel.

A origem desse primeiro nome para o local veio de uma homenagem feita à princesa Isabel, que havia assinado a carta de alforria dos escravos naquela época. No entanto, o nome da vila não durou muito. Como ela era feita por pescadores e era cortada por um rio que abastecia todo o local, chamado de Rio das Maraúbas, com o passar do tempo as pessoas começaram a chamar a cidade pelo nome do curso de águas.

Maragogi como nós conhecemos

O nome desse rio vinha do tupi ‘Mariguis’ e sofreu muitas alterações de pronúncia ao longo do tempo. As mudanças foram muitas: de ‘Mariguis’ passou para ‘Marigujis’, depois foi para ‘Marahub-gy’ até que finalmente começou a se chamar Maragogi, como é atualmente.

As traduções para o significado em tupi são bem diferentes. Enquanto alguns traduzem como rio amplo e livre (Mair-aqui-gy-po), outros dizem que o significado original é rio dos mosquitos (moerú-guí-í).

Leia também:

Maragogi: pontos turísticos que você não pode perder

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prêmios e Certificados

Prêmios e Certificados

Parceiros

Parceiros

Cadastur
Cadastur
Cadastur
Cadastur

Maragogi Transfer Ltda

CADASTUR - 16.055588.10.0001-5 | CNPJ - 18.239.112/0001-65​ | reserva.transladorecife@gmail.com

(81) 3093-3225 (GVT) | (81) 99226-8796 (Claro) | (81) 97118-0277 (Vivo) | (81) 99516-3804 (Tim) | (81) 98359-5607 (Oi)

Formas de pagamento: Pagamento